Financiar casa com construtora ou banco?

Se você sonha em comprar uma casa em São Gonçalo e pretende pagar a longo prazo, com prestações que cabem no bolso, o financiamento pode ser a melhor opção. A questão é: financiar casa com construtora ou banco?

Prazos – Financiar casa com construtora ou banco?

financiamento

Uma das maiores diferenças entre financiamentos feitos direto com a construtora ou pelo banco são os prazos. O tempo máximo de financiamento bancário é 420 meses ou 35 anos, um prazo bastante longo. As construtoras, por sua vez, costumam ter prazos mais curtos, de 50 a 120 meses.

Prestações – Financiar casa com construtora ou banco?

Existem algumas diferenças entre as prestações em bancos e construtoras também. No financiamento bancário, as prestações custam no máximo 30% da renda mensal do comprador, um custo mais “gentil” no bolso. Além disso, elas são decrescentes, conforme você quitar parte do valor total do imóvel, menores serão as prestações.

As construtoras, por sua vez, estabelecem um valor fixo para a prestação que pode variar de acordo com o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC), que pode valorizar o imóvel em até 20%.

Juros – Financiar casa com construtora ou banco?

As taxas de juros podem variar dependendo do banco ou da construtora. A Caixa Econômica, que se orgulha de ser a maior financiadora de imóveis do Brasil, têm a menor taxa de juros para financiamento do mercado. Apesar disso, devido ao longo prazo, os juros podem pesar no valor total do imóvel ao longo dos anos.

Algumas construtoras não cobram juros em imóveis na planta enquanto a obra não for concluída. Nesse caso, você está apenas sujeito às variações no valor do imóvel de acordo com o INCC. Dificilmente você quitará o valor total do imóvel durante a construção, no entanto. Nesse caso, a taxa de juros de construtoras não costuma ser baixa. O ponto positivo é que, mesmo com juros altos, o curto prazo impede uma alteração muito grande no valor.

Leia também:  Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Burocracia – Financiar casa com construtora ou banco?

Burocracia - Financiar casa com construtora ou banco?

Uma grande desvantagem de financiar com bancos é a extrema burocracia envolvida. O processo pode levar meses e você ainda estará sujeito à uma análise para pré-aprovação do seu crédito, ou seja, não necessariamente conseguirá o financiamento. Com as construtoras, o processo é mais simples.

Por outro lado, a burocracia do banco contribui para uma transação mais segura e totalmente regularizada. Bancos são, no geral, muito mais confiáveis do que construtoras. Ao negociar diretamente com uma construtora, é aconselhável tomar uma série de precauções para evitar fraudes.

Variáveis – Financiar casa com construtora ou banco?

Fora as informações já mencionadas, existem alguns outros detalhes que podem variar dependendo do banco ou construtora escolhidos. Pessoas de baixa renda podem optar por se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, que oferece prestações e taxas de juro mais baixas. Também há a possibilidade de conseguir auxílio do governo na quitação de parte da dívida.

Não existe uma verdade absoluta sobre qual dessas modalidades de financiamento oferece mais vantagens. Somente você pode decidir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image