Dicas para comprar um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta é a solução que muitas pessoas encontram para realizar o sonho da casa própria. Essa é uma alternativa cheia de atrativos, como o preço baixo e o fato de ser um imóvel novinho em folha, mas nem tudo é perfeito. Você terá que esperar a construção do imóvel, que, apesar de ser prevista para durar cerca de 3 anos, ainda pode atrasar. Nesse meio tempo, a construtora pode até falir. Para se prevenir, confira dicas para comprar um imóvel na planta.

Faça um orçamento – Dicas para comprar um imóvel na planta

Faça um orçamento - Dicas para comprar um imóvel na planta

A dica de ouro antes de se comprometer com qualquer grande investimento é fazer o orçamento. Quando o assunto são imóveis na planta, existem vários detalhes para levar em consideração. O ponto mais importante aqui é definir se você realmente é capaz de arcar com essa despesa.

Se você tem intenção de fazer um financiamento, o que só poderá acontecer após a entrega do imóvel, é melhor conferir se o seu crédito seria aprovado. A Caixa Econômica permite que você faça uma simulação do financiamento.

Não se esqueça de que o valor do imóvel que está comprando pode variar de acordo com o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC). Enquanto o imóvel estiver em construção, o valor das parcelas será corrigido. O custo total do imóvel pode aumentar em até 20%.

Evite irregularidades – Dicas para comprar um imóvel na planta

Nunca faça negócio com empresas duvidosas. Investigue a reputação da empresa, procure reclamações online, no Procon e confira se ela está sendo processada no Tribunal de Justiça. Conversar com outros clientes é uma ótima maneira de se informar sobre os imóveis da empresa. Pergunte sobre atrasos, problemas e também pontos positivos.

Leia também:  Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Além disso, fique de olho na documentação. Não assine contrato algum antes de obter uma cópia de todos os documentos necessários. Confira o registro da incorporação no cartório de Registro de Imóveis, que confirma legalidade da construção. Informe-se na prefeitura sobre a possibilidade do imóvel ser desapropriado para alguma obra pública.

Evite fraudes. Sem tomar essas precauções, é possível que você invista em um imóvel irregular e acabe perdendo-o.

Guarde e registre tudo – Dicas para comprar um imóvel na planta

Infelizmente, um passo importante para fazer um negócio seguro é se preparar para possíveis problemas judiciais. Imóveis na planta muitas vezes são vendidos com promessas falsas. Por isso, guarde qualquer material que represente àquilo que foi prometido a você. Panfletos de propaganda, informações escritas pelos corretores, tudo.

Toda e qualquer informação registrada poderá servir de prova em um processo judicial no futuro. É melhor prevenir do que remediar.

Seja realista em seus planos – Dicas para comprar um imóvel na planta

Seja realista em seus planos - Dicas para comprar um imóvel na planta
Weibliche Hände schützen ein kleines Einfamilienhaus

Imóveis na planta dificilmente serão entregues na data planejada. Isso provavelmente estará previsto no próprio contrato, que costuma avisar sobre a possibilidade de adiantamento ou atraso da entrega em 180 dias. Ambos os casos são possíveis, mas você deve estar preparado para o pior. Às vezes os atrasos superam os 180 dias previstos, e você terá o direito de reclamar, mas não mudará a realidade.

Por isso, não faça planos condicionados à entrega do imóvel. Casamento, vendas de imóveis, entre outros. O resultado pode ser catastrófico. Evite frustrações.

Não se precipite – Dicas para comprar um imóvel na planta

Por fim, temos uma dica universal antes de fechar qualquer negócio: não se precipite. Não compre o imóvel na primeira visita, não tome decisões com base apenas no discurso “marketeiro” dos vendedores.

Leia também:  Como realizar o registro do seu imóvel

Analise toda a situação, se o local do imóvel o agrada, se realmente está pronto para dar esse passo. E, é claro, leia o contrato atentamente e siga todas as dicas anteriores, conferindo a situação da construção, os documentos, etc. A sua cautela evitará muitas dores de cabeça.

A oferta de casas para vender em São Gonçalo é farta. A não ser que as condições sejam ideais, respire e continue a procura até achar um imóvel perfeitamente regularizado.

Se você ainda tiver dúvidas, confira alguns cuidados que você deve tomar na compra de imóvel e 10 dicas para comprar sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image