Como funciona o financiamento de imóveis

Comprar uma casa própria não sai barato. A não ser que você tenha em mãos todo o dinheiro para pagar a vista, comprar um imóvel é, geralmente, um investimento a longo prazo. Com essas dificuldades, para muitas pessoas, o financiamento é a maneira mais viável de se adquirir ou Casas financiadas pela Caixa em São Gonçalo. Aprenda como funciona o financiamento de imóveis.

Como funciona o financiamento de imóveis – Conceitos básicos

Em termos simples, o financiamento é um método de transação realizado por bancos, em que o banco paga ao vendedor do imóvel e o comprador paga ao banco. Basicamente, é uma transferência de dívida. O comprador não deve mais ao vendedor, e sim ao banco. Enquanto o comprador não quitar a dívida com o banco, o imóvel não poderá ser negociado.

Para poder solicitar um financiamento, você deve apresentar diversos documentos e comprovar sua renda, além disso é necessário ter o nome limpo. As prestações não podem superar 30% da renda familiar bruta. Na Caixa Econômica, é possível fazer uma simulação do financiamento para encontrar imóveis que se adequem ao seu orçamento.

Como funciona o financiamento de imóveis – A pré-aprovação

Existe mais de um modelo de financiamento e diferentes bancos que oferecem esse serviço. Entre os modelos, existem aqueles que usam o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

A Caixa Econômica se destaca como um dos maiores financiadores do país, mas não é a única opção disponível. Você pode estudar as condições de pagamento, taxas de juro, entre outras informações contratuais, do financiamento de cada banco.

Seja como parte da sua pesquisa ou como a primeira etapa do seu financiamento, você deve ir a uma agência conversar com o gerente sobre a transação. Levando os documentos necessários, como RG, CPF, comprovantes de renda, etc., será feita a análise de crédito.

O banco pode aprovar ou não o seu financiamento. Caso seja aprovado, todas as informações da transação serão fornecidas pelo banco.

Como funciona o financiamento de imóveis – A avaliação do imóvel

Após a aprovação do financiamento, vem a etapa de avaliação do imóvel. Caso você tenha escolhido um dos imóveis disponibilizados pelo banco, por exemplo um imóvel de feirão, esse processo já terá sido efetuado. Se o imóvel que você pretende comprar não estiver vinculado ao banco, a avaliação precisará ser feita.

Esta etapa é importante para a sua segurança, enquanto comprador. Nela, o banco analisa as condições e documentação do imóvel e dos vendedores, garantindo a regularidade do negócio e também estimando o valor do imóvel. Esse serviço é feito pelo banco, mas o custo é sua responsabilidade. O laudo de avaliação é entregue em até 15 dias.

Como funciona o financiamento de imóveis – O contrato

Finalmente, a última etapa da fase burocrática do financiamento. Com o crédito aprovado e o imóvel avaliado, agora as partes envolvidas, ou seja, comprador e vendedor, devem assinar o contrato em uma agência bancária e registrá-lo no cartório. Fica sob sua responsabilidade pagar o registro do contrato e também o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

Parabéns! Todas as etapas concluídas, agora você tem sua casa própria e precisa apenas pagar as prestações.

 

Leia também:  Como funciona a amortização de parcelas de imóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image