Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Quem nunca pensou em comprar uma casa própria? Além de ser uma das maiores realizações da vida adulta, a ideia de sair do aluguel e investir em algo para chamar de seu é muito tentadora. A questão é, se fosse tão fácil, todo mundo teria um imóvel. Os preços são altos e as melhores ofertas sempre são a vista. Se você não pôde economizar, não se preocupe. Aprenda como comprar um imóvel com pouco dinheiro.

Junte dinheiro – Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Junte dinheiro - Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Bem ou mal, dinheiro é necessário para comprar qualquer coisa. Imóveis não são exceção. Por isso, agora é hora de buscar meios para conseguir o capital do investimento. Economizar é o bom e velho caminho.

Caso você opte por um financiamento ou qualquer método de pagamento em prestações, guardar em uma poupança o valor equivalente ao das prestações e gastos extras com a casa pode ser uma boa ideia. Assim, além de economizar, você se prepara para o compromisso financeiro que fará.

Outro método é o corte de gastos e venda de bens. Se você tem algum vício, como cigarro, bebida ou fast food, livrar-se dele fará bem não só para a saúde, mas também para o bolso. Faça as contas e verá o peso que esses pequenos gastos têm no fim do mês. Evite gastos supérfluos.

Se você é proprietário de um carro, considere vendê-lo. Além de conseguir um bom valor com a venda, a manutenção de automóveis é muito cara. O preço de gasolina, consertos, entre outros, apenas afastam você do sonho da casa própria. Andar de ônibus ou até mesmo uber pode valer mais a pena.

Leia também:  10 dicas para comprar sua casa em são gonçalo

Procure vendedores maleáveis – Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Enquanto você busca o dinheiro necessário, o ideal é encontrar vendedores maleáveis para facilitar a negociação. Geralmente, vendedores que anunciaram seus imóveis há bastante tempo e ainda não conseguiram fechar a venda estarão mais abertos à concessões do que vendedores que acabaram de anunciar.

Uma excelente concessão é conseguir adiar o fechamento do negócio. Dessa forma, após decidir qual imóvel pretende comprar, você poderá correr atrás do dinheiro que precisa e dar início ao pagamento apenas quando o conseguir.

Avalie as vantagens de trabalhar com imobiliárias, que mediam a relação entre vendedor e comprador, mas também tiram a parcela delas no lucro, e trabalhar diretamente com o vendedor. Às vezes o barato sai caro. Converse com diferentes vendedores e imobiliárias e avalie cada caso individualmente, mas não feche negócios duvidosos que podem gerar dor de cabeça apenas para economizar.

Tente se mudar para o imóvel – Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Tente se mudar para o imóvel - Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Mudar-se para o imóvel comprado antes de concluir o pagamento é uma excelente forma de reduzir os custos. Especialmente para os compradores que pagam aluguel, é difícil conciliar as prestações da casa própria com os gastos mensais. Seguindo essa dica, a prestação do imóvel torna-se um aluguel.

Lembre-se de que nem todos os vendedores concordarão com essa proposta. Tente negociar, mas não é garantido que isso será possível em todos os casos.

Considere um financiamento – Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Não ter todo o dinheiro da compra de um imóvel em mãos é perfeitamente normal. Para solucionar esse problema, existem os financiamentos. Em resumo, são um modelo de compra em que o comprador paga ao banco e o banco paga ao vendedor.

Leia também:  Cuidados na compra de imóvel

As vantagens do financiamento são: boas ofertas, pagamento a longo prazo, prestações que cobrem no máximo 30% da sua renda mensal. É um método de compra que cabe no bolso. Basta ser maior de 18 anos e ter condição de pagar as parcelas para que o seu crédito seja aprovado no banco.

No site da Caixa Econômica, o maior financiador de imóveis do país, você pode buscar casas por estado, cidade, bairro, faixa de preço, etc. Assim, se você está em busca de casas a venda em São Gonçalo, terá uma lista completa de imóveis na cidade.

Pesquise como comprar casas – Como comprar um imóvel com pouco dinheiro

Se você realmente planeja comprar um imóvel, é importante entender o investimento que está prestes a fazer. Pesquise mais sobre o assunto e use todo o conhecimento a seu favor na hora da negociação. Leia qualquer contrato com calma, de preferência com o auxílio de um profissional experiente.

Se você ainda tiver dúvidas, confira 10 dicas para comprar sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image