Comprar um imóvel ou construir?

Quem deseja realizar o sonho da casa própria às vezes pode ter dúvidas sobre qual o melhor caminho. Quando a ideia é ter uma casa mesmo, a principal questão é se vale a pena comprar um imóvel ou construir. Ambas as opções apresentam vantagens, cabe a você decidir qual se encaixa melhor em seu perfil.

Moldando o sonho – Comprar um imóvel ou construir?

Diferença de custo – Comprar um imóvel ou construir?

Uma das vantagens de construir sua casa é a possibilidade de tornar real a casa dos seus sonhos, detalhe por detalhe. A casa construída é feita com base nas necessidades e expectativas dos proprietários. Você poderá decidir a metragem, altura das janelas, divisão dos cômodos, tudo.

Caso você ou alguém da sua família tenha necessidades especiais, então, você poderá planejar uma casa completamente acessível. Cadeirantes exigem rampas em vez de escadas, portas amplas o suficiente para a cadeira de rodas passar, barras no banheiro, uma série de características que dificilmente são encontradas em casas já prontas.

A dor de cabeça das obras – Comprar um imóvel ou construir?

O ponto negativo de construir sua própria casa é, sem dúvida, ter que lidar com a obra. Construções são processos longos e complicados. Você precisará contratar bons profissionais, um arquiteto ou engenheiro, pesquisar preços de materiais de construção, negociar prazos e legalizar a obra na prefeitura.

Se isso já não parece trabalho o suficiente, ainda têm os imprevistos. Infelizmente, as obras são cheias deles. É preciso certificar-se de que os profissionais contratados são eficientes e confiáveis, se não os resultados podem ser muito distantes da expectativa, às vezes exigindo até mesmo a contratação de outros profissionais para corrigir os erros.

Diferença de custo – Comprar um imóvel ou construir?

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas optam por construir é a diferença de custo. Construir uma casa pode ser quase 66% mais em conta do que comprar, e os próprios terrenos  costumam ter preços muito tentadores.

Como resultado, é comum que comprem um terreno com preço irresistivelmente baixo só para dar início ao sonho da casa própria, mas deixem para pensar na obra depois. É um investimento arriscado, afinal, terrenos baldios têm grande tendência a serem ocupados por pessoas sem teto.

Apesar da diferença nítida nos preços, ainda há uma vantagem financeira em comprar casas: o financiamento. Se, para você, a melhor opção é pagar o imóvel em prestações baixas por longos anos, os modelos de financiamento para casa são muito mais atrativos do que para obras.

A praticidade de uma casa pronta – Comprar um imóvel ou construir?

A praticidade da casa pronta – Comprar um imóvel ou construir?

Por fim, a vantagem mais óbvia de comprar um imóvel é poder se mudar logo. Mesmo que a casa não esteja nas melhores condições e precise de uma reforma, o tempo a ser gasto com obras ainda será infinitamente menor do que ao construir uma casa do zero.

Além do mais, ainda que a casa já pronta não seja exatamente como você sonhou, você poderá pesquisar diferentes opções de imóveis até achar aquele que mais se adequa às suas necessidades, sem fazer um grande investimento prévio que pode sair diferente do esperado.

Em resumo, comprar um imóvel pronto é prático. E se praticidade é o que você precisa, então não há o que questionar. Procure casas a venda em São Gonçalo.  Esse é o caminho ideal para você.

Podemos resumir essa escolha em dois perfis: pessoas pacientes e organizadas, que podem esperar um bom tempo para se mudarem para a casa ideal; e pessoas práticas que precisam e preferem se mudar logo para a casa própria. Entenda em qual você se encaixa melhor e siga seu sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *